quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A Importância de Falar Inglês na Copa do Mundo de 2014


Já ouviu falar em INGLÊS? Mas é claro que sim,quem hoje não escuta algo em inglês,vê algo em inglês?
Hoje,a língua americana é a mais utilizada por todos,afinal quem impera no mundo comercial e industrial do nosso século XXI nada mais,nada menos que os Estados Unidos Da América!
Em diversas áreas, o domínio de uma segunda língua é decisivo para conquistar melhores cargos e salários. Oportunidades crescem com a Copa do Mundo e Olimpíadas. Corra! Até lá, ainda dá tempo de ficar fluente.

Chegamos na metade de 2012! Daqui a 2 anos o Brasil vai ser invadido por uma multidão de turistas de todas as partes do mundo que virão ao país para assistir a Copa do Mundo. Obviamente apenas ume pequena porcentagem dessas pessoas fala português, afinal a nossa língua está em 6º lugar nas línguas mais faladas no mundo. Você já parou para pensar como será a sua interação com os turistas? Você já deve ter ouvido por aí que não é todo mundo que é fluente, e que fala pouco.Mas será que em um evento grandioso como esse o seu nível seria suficiente para dar indicação de um endereço para alguém que esteja perdido? Ou se você trabalha em comércio, conseguiria fazer uma venda ou explicar o seu produto para alguém? Na minha opinião quem ainda não fala inglês deve correr contra o relógio para tirar esse atraso. Teremos inúmeras oportunidades de emprego e mesmo trabalhos temporários e informais durante a Copa do Mundo e quem tiver inglês e for esperto pode se dar bem, afinal hoje em dia o inglês pode ser considerado como um língua universal. Japoneses, chineses, franceses, poloneses, etc irão certamente tentar comunicar-se em inglês aqui no Brasil e como todo turista, estarão dispostos a gastar dinheiro no nosso país.
O inglês é a língua da tecnologia, dos negócios e da ciência. Os telemóveis, computadores, e eletrodomésticos, em sua maioria, têm como língua padrão o inglês. As melhores músicas e os melhores filmes e livros são produzidos em inglês. Se estivermos cientes da grandiosidade que é a língua inglesa, podemos observar que os países que a têm como língua oficial são avançados com relação a conhecimento. Globalização e Negócios.
Estamos cercados de produtos ou serviços fornecidos por marcas estrangeiras de alcance mundial. Da mesma forma, marcas brasileiras fazem o caminho contrário, passando a se destacar em mercados distantes, como por exemplo, nos setores de alimentos (Sadia, Perdigão), petróleo (Petrobras), aviação (Embraer), Bebidas (InBev, belgo-brasileira, agora dona da até então americana Budweiser) para citar apenas alguns. No mundo dos negócios, o inglês tem sido desde há muito tempo a língua padrão, a permitir que executivos troquem informações, não importando sua origem, seja americana, japonesa, chinesa, árabe ou qualquer outra.
Muita gente questiona a real necessidade do inglês para funções que em tese não envolveriam o contato com pessoas de outros países. Mas na visão das empresas, em uma relação comercial com um cliente ou fornecedor, é desejável que, por exemplo, o profissional do setor financeiro trate de assuntos de seu departamento diretamente com seu colega no exterior, que a equipe de logística comunique-se diretamente com a equipe com a mesma função na empresa cliente ou fornecedora, e assim por diante. Com isso, ganha-se eficiência em uma escala inestimável. Para essas empresas, é impossível pensar em interação com empresas estrangeiras se somente seus altos executivos saiberem falar inglês satisfatoriamente.
Tecnologia
Profissionais que lidam com tecnologia, seja desenvolvimento ou aplicação, são os que mais precisam do inglês como ferramenta de trabalho. Em parte em razão do papel dos Estados Unidos na criação e desenvolvimento de novas tecnologias, em parte pelo fato de o inglês ser a língua mais internacionalmente disseminada, é justamente nesse idioma que são trocadas informações, escritos manuais, divulgadas pesquisas. No Brasil é notável o número de vagas em setores como Tecnologia da Informação que não são preenchidas porque falta nos candidatos um bom nível de compreensão e comunicação na língua inglesa.
Turismo
A indústria do turismo é um dos setores mais promissores para a geração de empregos no Brasil. O número de turistas estrangeiros que desembarcam no Brasil cresce acima da média mundial. A Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 já aquecem o setor, que se prepara para atender a demanda desses dois eventos e para o aumento do fluxo de visitantes que virá como consequência da massiva exposição que o país e suas belezas naturais terão nesse período, gerando um ciclo vicioso, pois sabe-se que é bem comum um estrageiro que tenha visitado o Brasil voltar com familiares e amigos em outras oportunidades.
Outros setores e perspectivas
Falar bem o inglês também abre portas em muitos outros setores de nossa economia, notadamente naqueles ligados a serviços, incluindo-se o de educação. O que antes costumava ser um plus é hoje e será ainda mais no futuro próximo um item básico no currículo de qualquer profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário