quarta-feira, 12 de setembro de 2012

História das copas



Da onde veio a ideia:Copa do Mundo? Já analisou isso?
Muitos hoje,vangloriam tanto esse título,porém nem sabem mesmo sua origem,qual é o objetivo e o porque faz com que o país seja tão reconhecido perante o mundo.Já pararam para ver a história das copas?
Se não,veja conosco!





De quatro em quatro anos, seleções de futebol de diversos países do mundo se reúnem para disputar a Copa do Mundo de Futebol. 
A competição foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial: a FIFA ( Federation International Football Association).
A primeira edição da Copa do Mundo foi realizada no Uruguai em 1930. Contou com a participação de apenas 13 seleções, que foram convidadas pela FIFA, sem disputa de eliminatórias, como acontece atualmente. A seleção uruguaia sagrou-se campeã e pôde ficar, por quatro anos, com a taça Jules Rimet.
Nas duas copas seguintes (1934 e 1938) a Itália ficou com o título. Porém, entre os anos de 1942 e 1946, a competição foi suspensa em função da eclosão da Segunda Guerra Mundial.
Em 1950, o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo. Os brasileiros ficaram entusiasmados e confiantes no título. Com uma ótima equipe, o Brasil chegou à final contra o Uruguai. A final, realizada no recém construído Maracanã (Rio de Janeiro - RJ) teve a presença de aproximadamente 200 mil espectadores. Um simples empate daria o título ao Brasil, porém a celeste olímpica uruguaia conseguiu o que parecia impossível: venceu o Brasil por 2 a 1 e tornou-se campeã. O Maracanã se calou e o choro tomou conta do país do futebol.
O Brasil sentiria o gosto de erguer a taça pela primeira vez em 1958, na copa disputada na Suécia. Neste ano, apareceu para o mundo, jogando pela seleção brasileira, aquele que seria considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.
Quatro anos após a conquista na Suécia, o Brasil voltou a provar o gostinho do título. Em 1962, no Chile, a seleção brasileira conquistou pela segunda vez a taça.
Em 1970, no México, com uma equipe formada por excelentes jogadores ( Pelé, Tostão, Rivelino, Carlos Alberto Torres entre outros), o Brasil tornou-se pela terceira vez campeão do mundo ao vencer a Itália por 4 a 1. Ao tornar-se tricampeão, o Brasil ganhou o direito de ficar em definitivo com a posse da taça Jules Rimet.
Após o título de 1970, o Brasil entrou num jejum de 24 anos sem título. A conquista voltou a ocorrer em 1994, na Copa do Mundo dos Estados Unidos. Liderada pelo artilheiro Romário, nossa seleção venceu a Itália numa emocionante disputa por pênaltis. Quatro anos depois, o Brasil chegaria novamente a final, porém perderia o título para o pais anfitrião: a França.
Em 2002, na Copa do Mundo do Japão / Coréia do Sul liderada pelo goleador Ronaldo, o Brasil sagrou-se pentacampeão ao derrotar a seleção da Alemanha por 2 a 0.
Em 2006, foi realizada a Copa do Mundo da Alemanha. A competição retornou para os gramados da Europa. O evento foi muito disputado e repleto de emoções, como sempre foi. A Itália sagrou-se campeã ao derrotar, na final, a França pelo placar de 5 a 3 nos pênaltis. No tempo normal, o jogo terminou empatado em 1 a 1.
Em 2010, pela primeira vez na história, a Copa do Mundo foi realizada no continente africano. A África do Sul foi a sede do evento que ocorreu entre os dias 11 de junho e 11 de julho de 2010. A Espanha tornou-se, pela primeira vez na História, campeã mundial.
Em 2014, a Copa do Mundo será realizada no Brasil. O evento retornará ao território brasileiro após 64 anos, pois foi em 1950 que ocorreu a última copa no Brasil.
Curiosidades sobre a História da Copa do Mundo de Futebol 
- O recorde de gols numa mesma Copa é do francês Fontaine com 13 gols (marcados na Copa de 1958). Já o recorde geral da História de todas as Copas é do brasileiro Ronaldo com 15 gols.
- O Brasil é o único país que participou de todas as Copas do Mundo;
- O Brasil é o país com mais títulos conquistados: total de cinco;
- A Itália foi quatro vezes campeã mundial. A Alemanha foi três vezes, seguida das bi-campeãs Argentina e Uruguai. Inglaterra e França possuem apenas um título cada;
- A Copa do Mundo é o segundo maior evento esportivo do planeta;
- As Copas do Mundo da França (1998) e Japão / Coréia do Sul (2002) foram as únicas que tiveram a participação de 32 seleções. A Copa do Mundo da Alemanha 2006 teve o mesmo número de seleções participantes.
Os campeões de todos os tempos
Uruguai (1930) / Itália (1934) / Itália (1938) / Uruguai (1950) / Alemanha (1954) / Brasil (1958) / Brasil ( 1962) / Inglaterra ( 1966) / Brasil (1970) / Alemanha (1974) / Argentina (1978) / Itália (1982) / Argentina (1986) / Alemanha (1990) / Brasil (1994) / França (1998) / Brasil (2002), Itália (2006)Espanha (2010).
Sugestões de leitura:
- Os 50 Maiores Jogos das Copas do Mundo - Paulo Vinicius Coelho, Panda Books
- Moderno Almanaque das Copas do Mundo - Gláucia Parreira, Yendis
- Copas do Mundo: Histórias e Estatísticas - Luiz Fernando Baggio Monclar, Axcell Books
- Brasil em Copas do Mundo - Barbosa Filho, Panoramas do Saber.

E,agora como já sabemos a copa do Mundo já tem seu destino:
BRASIL!!!!!!!!!



Física e a Tecnologia


Física nada mais,nada menos do que nós o nosso planeta,nosso universo...não é verdade?
Já parou para pensar em quantas inovações a física ultrapassa? Veja:
Com o passar dos anos a física tem ganhado um espaço cada vez maior no cenário das inovações tecnológicas, de modo que os conceitos, leis e princípios físicos têm possibilitado a inovação e criação de produtos mais sofisticados, personalizados, seguros e eficazes. É através da inserção da física na tecnologia que muitos produtos como, por exemplo, a identificação por meio da íris ou mesmo as inovações dos sistemas de alarme utilizados nas residências tem se disseminado e ganhado cada vez mais espaço no cotidiano.

A física, como se sabe, é a ciência que faz estudo da natureza, buscando descrever e compreender os fenômenos que ocorrem nela. É por meio das compreensões, pesquisas, estudo dos princípios e leis que novos produtos têm surgido dia a pós dia com o intuito de facilitar os afazeres cotidianos das pessoas. Um exemplo disso são as casas “inteligentes” que empregam uma infinidade de princípios físicos que permitem ao dono maior comodidade. Nelas a comodidade é total, a começar pelo modo de entrar que não necessita de chaves. O proprietário entra por meio de uma identificação biométrica, a qual é feita por meio de traços biológicos característicos da pessoa, podendo ser as digitais, a íris ou até mesmo a voz da pessoa. No interior da casa é possível controlar remotamente a temperatura do ambiente, fazer controle da energia elétrica gasta na casa, alem de contar com um piso com coeficiente de atrito que evita os acidentes com as pessoas, principalmente as idosas.
Outra evolução tecnológica que envolve princípios e leis da física e que é muito utilizada atualmente é o alarme, tanto residencial quanto o automotivo. Esses utilizam como princípio básico o detector de movimento que funciona através de ondas eletromagnéticas ou por meio de radiação infravermelha que o corpo humano emite.

Alimentação correta dos atletas


Com tanto esforço fisico,é necessario que todos os atletas tenham uma alimentação saudável, não é mesmo? A alimentação balanceada é muito importante para a excelencia dos treinos. Ela pode influenciar tanto positiva como negativamente no rendimento de um atleta, e deve ser orientada no sentido de não só melhorar a sua capacidade esportiva bem como proporcionar uma boa saúde a longo prazo.
Durante as olimpíadas,os atletas ficam ansiosos entre as competições e isto ocasiona um aumento do estresse. Por isso,é muito importante o atleta conhecer os alimentos e os benefícios ao organismo para ter,além de energia e vitalidade, disposição para enfrentar os desafios do esporte. Vamos entao conhecer o que eles podem ou nao ingerir ? Vejamos.
A dieta recomendada para um atleta refere-se ao cunsumo de carboidratos,que deve representar cerca de 60% a 70% (5 a 10g por kilo de peso) do total de alimentos ingeridos. O carboidrato simples é a melhor e mais rápida fonte de energia e deve ser consumido de forma balanceada durante o dia e principalmente após a atividade física. Já, o restante dos nutrientes, deve ser dividido entre proteínas de 15% a 25% (1,2 a 1,8g por kilo de peso) e lipídios até 30% (1,0 grama por kilo de peso).As proteínas também têm papel fundamental e são essenciais para o metabolismo dos atletas. Elas contribuem para regular a contração muscular, produção de anticorpos, bem como a expansão e contração dos vasos sangüíneos com a finalidade de manter a pressão arterial normal. Esses atletas tambem devem ainda consumir alimentos ricos em antioxidante naturais como vegetais, frutas, leguminosas, cereais e hortaliças, que ajudam na luta contra os radicais livres. Além destes nutrientes, é fundamental o consumo do azeite de oliva extra-virgem, que se destaca na função de proteger o cérebro, o coração e fortalecer o sistema imunológico.


O atleta deve evitar :                                  
* Gorduras sob todas as formas, tomando cuidado com a “gordura invisível” nos alimentos (maionese, embutidos de carne, queijos amarelos etc); * Não exceder ao consumo de proteínas (carnes de qualquer tipo, leite e derivados, ovos etc); * Excesso de açúcar e/ou alimentos açucarados; * Bebidas gaseificadas (refrigerantes); * Cuidado com molhos picantes e gordurosos.
O atleta pode consumir: 
* Água, principalmente durante e após a atividade física; * Sucos de frutas adoçados e adicionados de uma pitada de sal ou água de coco são excelentes repositores para as perdas de água e sais minerais; * Alimentos fontes de carboidratos (massas, cereais em geral, pães etc), dando preferência para aquelas que contêm pouca ou nenhuma gordura; * Fontes de fibras nas refeições (cereais integrais, pão e arroz integral, vegetais, grãos com casca); * Consumo de frutas, legumes e verduras Prestemos entao bastante atenção ao que estamos consumindo , observar a piramide alimentar , tambem vai nos ajudar a ter uma ideia do que comer em excesso ou do que consumir moderadamente.

A Importância de Falar Inglês na Copa do Mundo de 2014


Já ouviu falar em INGLÊS? Mas é claro que sim,quem hoje não escuta algo em inglês,vê algo em inglês?
Hoje,a língua americana é a mais utilizada por todos,afinal quem impera no mundo comercial e industrial do nosso século XXI nada mais,nada menos que os Estados Unidos Da América!
Em diversas áreas, o domínio de uma segunda língua é decisivo para conquistar melhores cargos e salários. Oportunidades crescem com a Copa do Mundo e Olimpíadas. Corra! Até lá, ainda dá tempo de ficar fluente.

Chegamos na metade de 2012! Daqui a 2 anos o Brasil vai ser invadido por uma multidão de turistas de todas as partes do mundo que virão ao país para assistir a Copa do Mundo. Obviamente apenas ume pequena porcentagem dessas pessoas fala português, afinal a nossa língua está em 6º lugar nas línguas mais faladas no mundo. Você já parou para pensar como será a sua interação com os turistas? Você já deve ter ouvido por aí que não é todo mundo que é fluente, e que fala pouco.Mas será que em um evento grandioso como esse o seu nível seria suficiente para dar indicação de um endereço para alguém que esteja perdido? Ou se você trabalha em comércio, conseguiria fazer uma venda ou explicar o seu produto para alguém? Na minha opinião quem ainda não fala inglês deve correr contra o relógio para tirar esse atraso. Teremos inúmeras oportunidades de emprego e mesmo trabalhos temporários e informais durante a Copa do Mundo e quem tiver inglês e for esperto pode se dar bem, afinal hoje em dia o inglês pode ser considerado como um língua universal. Japoneses, chineses, franceses, poloneses, etc irão certamente tentar comunicar-se em inglês aqui no Brasil e como todo turista, estarão dispostos a gastar dinheiro no nosso país.
O inglês é a língua da tecnologia, dos negócios e da ciência. Os telemóveis, computadores, e eletrodomésticos, em sua maioria, têm como língua padrão o inglês. As melhores músicas e os melhores filmes e livros são produzidos em inglês. Se estivermos cientes da grandiosidade que é a língua inglesa, podemos observar que os países que a têm como língua oficial são avançados com relação a conhecimento. Globalização e Negócios.
Estamos cercados de produtos ou serviços fornecidos por marcas estrangeiras de alcance mundial. Da mesma forma, marcas brasileiras fazem o caminho contrário, passando a se destacar em mercados distantes, como por exemplo, nos setores de alimentos (Sadia, Perdigão), petróleo (Petrobras), aviação (Embraer), Bebidas (InBev, belgo-brasileira, agora dona da até então americana Budweiser) para citar apenas alguns. No mundo dos negócios, o inglês tem sido desde há muito tempo a língua padrão, a permitir que executivos troquem informações, não importando sua origem, seja americana, japonesa, chinesa, árabe ou qualquer outra.
Muita gente questiona a real necessidade do inglês para funções que em tese não envolveriam o contato com pessoas de outros países. Mas na visão das empresas, em uma relação comercial com um cliente ou fornecedor, é desejável que, por exemplo, o profissional do setor financeiro trate de assuntos de seu departamento diretamente com seu colega no exterior, que a equipe de logística comunique-se diretamente com a equipe com a mesma função na empresa cliente ou fornecedora, e assim por diante. Com isso, ganha-se eficiência em uma escala inestimável. Para essas empresas, é impossível pensar em interação com empresas estrangeiras se somente seus altos executivos saiberem falar inglês satisfatoriamente.
Tecnologia
Profissionais que lidam com tecnologia, seja desenvolvimento ou aplicação, são os que mais precisam do inglês como ferramenta de trabalho. Em parte em razão do papel dos Estados Unidos na criação e desenvolvimento de novas tecnologias, em parte pelo fato de o inglês ser a língua mais internacionalmente disseminada, é justamente nesse idioma que são trocadas informações, escritos manuais, divulgadas pesquisas. No Brasil é notável o número de vagas em setores como Tecnologia da Informação que não são preenchidas porque falta nos candidatos um bom nível de compreensão e comunicação na língua inglesa.
Turismo
A indústria do turismo é um dos setores mais promissores para a geração de empregos no Brasil. O número de turistas estrangeiros que desembarcam no Brasil cresce acima da média mundial. A Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 já aquecem o setor, que se prepara para atender a demanda desses dois eventos e para o aumento do fluxo de visitantes que virá como consequência da massiva exposição que o país e suas belezas naturais terão nesse período, gerando um ciclo vicioso, pois sabe-se que é bem comum um estrageiro que tenha visitado o Brasil voltar com familiares e amigos em outras oportunidades.
Outros setores e perspectivas
Falar bem o inglês também abre portas em muitos outros setores de nossa economia, notadamente naqueles ligados a serviços, incluindo-se o de educação. O que antes costumava ser um plus é hoje e será ainda mais no futuro próximo um item básico no currículo de qualquer profissional.

A Importância da Língua Espanhola na Copa do Mundo de 2014



Não sei se vocês sabem,mas antes do inglês a língua mais em disparada de ter pessoas estrangeiras aprendendo e falando seu idioma é o espanhol,acreditem.
O espanhol é uma das línguas mais faladas no mundo, com mais de 450 milhões de falantes nativos, além de mais de 100 milhões de estudantes estrangeiros e conhecedores da língua. Com isto se totalizam quase 600 milhões de pessoas falando espanhol em todo o mundo.

É uma das mais extensas geograficamente: é idioma oficial em 21 países. É uma das línguas mais importantes nos fóruns políticos internacionais: é idioma oficial da ONU, UNESCO, UE e MERCOSUL. É a segunda língua mais difundida no mundo na comunicação internacional depois do inglês, e é uma das mais prometedoras. Existem em língua espanhola mais de 18.000 publicações periódicas, 300 canais de televisão e 6.000 emissoras de rádio .É o quarto idioma mais falado por nativos no mundo, atras somente do inglês, mandarin e hindí.Podemos afirmar que o espanhol já é de grande importância no mundo, principalmente no ocidente e dentro de pouco tempo teremos mais de 700 milhões de hispanohalantes no mundo, ou seja, 10% da população mundial. Para não lamentar no futuro, faça parte desta população aprendendo o espanhol.
A Espanha é o país que mais investe no Brasil depois dos Estados Unidos, hoje já são centenas de empresas desde país instaladas no Brasil e sedentas por brasileiros hispanohablantes, e já são milhares de empresas brasileiras de todos os setores (comércio, industria, serviços e agronegócio) negociando com países hispanohablantes.O Brasil, por exemplo comercializa muitos produtos e serviços com outros países latinos como Bolívia, Argentina, Uruguai, México, Venezuela, Chile, todos falantes de espanhol, sem mencionar na Espanha que é o 2° maior investidor de capital privado no Brasil.10 em cada 10 profissionais executivos em grandes e médias empresas tem que falar espanhol fluentemente no Brasil. Os especialistas em mercado de trabalho no Brasil dizem o mesmo.
Motivos não faltam para você começar a aprender espanhol hoje mesmo. Além da importãncia econômica, é um idioma muito belo. Com o advento da Copa do Mundo de 2014, e os Jogos Olímpicos de 2016 o espanhol será ainda mais importante, afinal temos que receber muito bem nossos vizinhos hispanohablantes. Deixar para eles uma ótima impressão da nossa hospitalidade, do potencial turistico e econômico do nosso belo país. Também é a língua de Cervantes, Federico García Lorca, Borges, García Marquez, Mario Vargas Llosa e Pedro Almodóvar, Picasso, Salvador Dali, entre muitas outras celebridades imortais.

Participação entre paises , destacando a relação de qualidade e oposição


A grande notícia esportiva e que todos esperavam é que a copa do mundo de 2014 será no Brasil, com vinte seleções de paises diferentes participando, trata-se da maior competição mundial entre seleções de paises, com anos de tradição acontecendo sempre de quatro em quatro anos em diferentes paises a cada edição, num show de esporte. A escolha dos países que sediam a copa do mundo são realizadas com os critérios da FIFA
A próxima copa do mundo que vai acontecer em 2010 é na África mais a de 2014 é no Brasil.

A realização da copa de 2014 aqui, vai exigir investimentos mas ao mesmo tempo vai fazer a economia brasileira se movimentar e criando muitos empregos, com turistas de todos os cantos do mundo querendo assistir todos os jogos, a espera de um espetáculo lindo de futebol, e sempre torcendo que sua seleção ganhe. A seleção brasileira por ser a anfitriã já está automaticamente classificada para a copa. A copa de 2014 no Brasil terá 12 cidades recebendo jogos nos estádios com melhores condições e melhores colocações, nas cidades com aceso facilitado para o torcedor. Essas cidades são: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, sendo que o patrocinador oficial das competição no Brasil será o Banco Itaú que esta preparando uma homenagem as cidades que vão sediar os jogos.A copa do mundo além de trazer desenvolvimento para a economia brasileira vai trazer também melhorias em nossos estádios que não estão nem perto de estar entre os dez melhores do mundo e isso custa caro e as vezes os clubes não tem dinheiro em casa, precisando contar com ajuda financeira do governo. De acordo com estudo realizado, serão necessários R$ 35,9 bilhões em investimentos no Brasil, nos próximos cinco anos. No entanto, ainda conforme a pesquisa, o torneio vai gerar 3,6 milhões de empregos e resultar em uma renda de R$ 64 bilhões. O que seria ótimo para todo o Brasil as pessoas com mais empregos gera sempre mais lucros e essa copa de 2014 tem tudo para que isso aconteça e com um brilho que só o nosso pais pode oferecer a cada pais visitante e participante da copa de 2014.Os estádios que receberão jogos estão quase escolhidos mais só serão definidos quando todos estiverem prontos como o estádio do Grêmio que vai começar um estádio novo contando com os avanços da tecnologia de forma a atender todas as exigências da FIFA. Entre outros estádios que nem o do Internacional de Porto Alegre, que pretende reformar seu estádio. Segundo a FIFA as arenas trazem mais segurança e um padrão mais moderno para os estádios e para as cidades. As cidades tem que possuir infra-estrutura hotéis de luxo, hotéis mais populares, apartamentos, restaurantes, transporte público e outros centros comerciais perto do estádio de preferência na frente ou do lado o que facilita muito mais a locomoção dos turistas. É isso esperamos que a copa de 2014, que traga vantagens financeiras, seja pacifica e quem sabe também o título.







Matemática:Investimento Financeiro


Caros leitores,não é de admirar que um grande evento como a copa do mundo não tenha um custo...tem e esse custo não é nada pouco.Mas,será que realmente vale a pena ser sede de um evento tão grande diante dos seus custos? Pois é, o investimento financeiro nesse evento é enorme,porém não só há as despesas como os beneficios para o país. Porém,do ponto de vista econômico não vale a pena ser a sede desse evento.Segundo os cálculos da CBF - (Confederação Brasileira de Futebol),o Brasil vai precisar gastar R$11 BILHÕES para se preparar para a copa de 2014. E,da onde surge tanto dinheiro? Pois é,grande parte do nosso bolso caro leitor(a),dos nossos impostos.
Enquanto,o governo poderia gastar esse dinheiro com ajuda do país irá gastar modernizando os estádios,mas vamos ver pelo outro lado da moeda... É preciso considerar outros itens para medir o retorno do dinheiro gasto em uma copa.Pelas contas do governo,a copa irá atrais cerca de 500 mil estrangeiros,que gastariam até R$ 3 bilhões.Além disso,se a competição gerar postos de trabalho como houve na Alemanha em 2006 que foram 25 mil novas vagas de emprego,dá para computar mais de R$ 500 milhões em investimentos,já que o custo por emprego é R$ 20 mil. Além dos custos gastos,há como fazer com que o investimento feito aumente em proporção a economia do país que é sede.
Abaixo veja as estimativas de gastos para a copa do Mundo de 2014: R$ 8,5 bi ONDE Infra-estrutura. QUEM GASTA Governo. Grana para a infra-estrutura das cidades-sede. Segundo a Fifa, 4 candidatas precisam aumentar seu aeroporto e 6 não têm transporte público estruturado para receber adequadamente os jogos.
R$ 2 bi ONDE Reforma e construção de estádios. QUEM GASTA Iniciativa privada. A aposta é que os governos locais busquem capital privado para fazer decolar os projetos. Em troca, os empresários teriam o direito de administrar os estádios por no mínimo 20 anos, para, em tese, obter lucro.
R$ 700 mi ONDE Instalações oficiais. QUEM GASTA Fifa. Este é o único dinheiro garantido. A Fifa afirma que ela mesma vai bancar a construção de estruturas de apoio para os jogos, da sede do comitê organizador, dos centros de mídia e das centrais de segurança.
 *Fontes: Orçamento Copa 2014 (conversão a partir do valor estimado em dólares), CBF, Fifa.           
Orçamento alternativo: números recentes dos ministérios do governo federal, IBGE, site Contas Abertas, Agência Brasil, FGV. 

  Veja a seguir dados estastísticos com relação custo:



O investimento financeiro para a Copa do Mundo de 2014 é esse,e sempre com base nesses custos e em alguns beneficíos que o país vai tentando ganhar alguma vantagem em ser a sede desse grande evento em 2014. Espero que vocês tenham conseguido visualizar a matemática nesse mundo de economias!

O produto químico nos alimentos



Olá caros leitores,nada melhor do que falarmos sobre aquele alimento que pra nós é saudável e o melhor:delicioso.Nada melhor do que falar sobre a química desses produtos,o que acham?

A introdução da química na alimentação trouxe vários perigos com o uso dos adubos, dos pesticidas e dos aditivos.

Se é verdade que os adubos químicos vieram possibilitar maior rendimento das colheitas de modo a satisfazerem em quantidade as necessidades do homem, a verdade é que a qualidade dos alimentos piorou. Cada vez mais entendidos em matéria de agronomia e alimentação pensam que estes produtos alteram a qualidade dos alimentos, são incapazes de restaurar integralmente os solos e contribuem em grande escala para a poluição das águas, quando são arrastados pelas chuvas para os rios.

E o que dizer dos pesticidas, alguns deles de composição à base de arsénico? Uma parte deste veneno fica nos frutos e nos legumes, penetrando nos tecidos vegetais; outra vai para o solo. O DDT (diclorodifeniltricloroetano) é talvez o insecticida mais universalmente empregado. Há tempos fez-se uma experiência nos EUA, que nos é relatada por Robert J. Courtine:

“Pulverizaram-se de DDT as ervas de uma pastagem e com essa forragem alimentaram-se vacas. Com o leite dessas vacas fez-se manteiga. Deu-se a manteiga a comer a ratos. Os ratos morreram. O DDT contido no estômago dos ratos possuía poder mortífero igual ao do que havia sido empregado inicialmente.”

Ao dosar a percentagem de DDT existente em diversos produtos, nos EUA, encontraram-se:

. 89/milhão na gordura de vaca

. 65/milhão nos ovos

. 500/milhão na gordura da galinha

. 12/milhão no leite.

Também muitos dos animais recebem uma alimentação química que lhes eleva rapidamente o peso. Entre esses produtos, utiliza se antibióticos, sulfamidas e, na criação industrial de aves de capoeira, e hormonas femininas sintéticos. Estes produtos não são destruídos pela cozedura e muitas dessas hormonas vão dar origem às dioxinas, que são cancerígenas. Grande número de médicos afirma que os animais com alimentação à base de antibióticos constituem um sério perigo e, de qualquer modo, é certo já que o consumo da sua carne faz subir o teor de colesterol.

Também no número extremamente elevado de aditivos (produtos químicos voluntariamente adicionados aos géneros alimentícios), que ultrapassa um milhar, alguns são cancerígenos:

. corantes, em especial

. conservantes

. insecticidas

. agentes de descoloração

. substâncias de revestimento

. fermentos

. emulsionantes e espessantes

. leveduras em pó

. adocicantes

. acidificantes

. essências sintéticas, etc

 

Prestemos então a devida atenção ao que estamos consumindo e se esse alimento contém muitos produtos químicos, prejudiciais a nossa saúde.